Pré-Requisito

Graduação

Carga Horária

360 horas/aula

Público-Alvo

Profissionais dos governos locais e estadual da região metropolitana do Rio de Janeiro responsáveis pelas áreas de gestão, controle e licenciamento urbano e ambiental, análise e aprovação de projetos sociais, especialmente dos empreendimentos dos programas federais de "Urbanização de Assentamentos Precários PAC/UAP" e do programa "Minha Casa, Minha Vida PMCMV"; técnicos dos bancos públicos que trabalhem com financiamento habitacional social e o acompanhamento da execução dos contratos dos programas federais pelo município da RMRJ.

Objetivo

O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências nos temas: gestão e sustentabilidade no setor habitacional; definição de dimensões e parâmetros de sustentabilidade aplicados a projetos e programas de habitação de interesse social; poíticas institucionais e instrumentos normativos e regulatórios do Estado brasileiro; instrumentos mercadológicos de comunicação, difusão e mobilização junto aos grupos de interesse e beneficiários de projetos de habitação de interesse social.


Conteúdo

O curso segue uma estrutura curricular com 5 módulos e aulas que totalizam 360h ao longo de 18 meses. Em complementação ao desenvolvimento das aulas do curso, estão programados um ciclo de palestras e um seminário técnico de encerramento do programa de aulas. Estão programadas, ainda, duas visitas de campo a empreendimentos do PAC/UAP e PMCMV cujos parâmetros de sustentabilidade possam ser observados nos empreendimentos.


Coordenação Geral e Acadêmica

Profª. Dalia Maimon

Coordenação Técnica

Prof. Marcio Santa Rosa

Professores e Conferencistas

DALIA MAIMON
Pós-Doutora, Professora IE/UFRJ

MARCIO SANTA ROSA
Engenheiro - Rede de Construção Sustentável

Topo