16_02_WhatsappFatiado.png

Orientador: Analice Araújo
Turma: -
Ano: 2010

Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar e identificar as ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público interno das empresas, bem como a importância deste público na implementação desta nova cultura empresarial. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica fundamentada através do método exploratório com a intenção de entender a realidade relacionada ao tema da Responsabilidade Social Empresarial e seu mecanismo de gestão voltado ao público interno. Para coleta foram utilizados livros, revistas, trabalhos acadêmicos e instituições que trabalham com o tema. Para melhor compreender a dimensão interna da responsabilidade social empresarial foram utilizados os Indicadores Ethos para o público interno: relação com sindicatos; gestão participativa; relações com trabalhadores terceirizados; compromisso com o futuro das crianças; compromisso com o desenvolvimento infantil; valorização da diversidade; compromisso com a equidade racial; compromisso com a equidade de gênero; política de remuneração, benefícios e carreira; cuidados com saúde, segurança e condições de trabalho; compromisso com o desenvolvimento profissional e a empregabilidade; comportamento frente a demissões e preparação para aposentadoria. Como resultado pode-se perceber que o conceito de responsabilidade social ainda está em construção, entretanto há elementos fundamentais que acompanham o conceito como a Ética, Transparência e a Governança Corporativa. Os autores têm uma preocupação em mostrar a importância do público interno neste processo, assim como todas as normas e certificações têm indicadores voltados para público interno. As empresas estão reconhecendo a importância dos seus colaboradores e o RH tem um papel fundamental no desenvolvimento de ações de responsabilidade social voltada para o público interno da empresa.

Topo