16_02_WhatsappFatiado.png

Este projeto objetiva realizar o curso de Empreendedorismo em Favela Inteligente. A metodologia associa às aulas teóricas cases da Rocinha. O curso vai capacitar os empreendedores atuais e futuros para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha em implantação. O empreendedorismo digital é uma oportunidade inovadora para a qualificação profissional de jovens periféricos. 

Tradicionalmente, os cursos para este público são limitados a profissionalizantes de baixo nível de escolaridade, perpetuando desigualdades sociais.
Será realizado um Diagnóstico Participativo com líderes comunitários detectando as principais necessidades da Rocinha no que tange à melhoria da qualidade de vida, meio ambiente e criação de emprego. O Diagnóstico poderá também servir de base para os demais projetos que vão responder a esse Edital.

Na conclusão do curso será organizado um Hackathon Rocinha Inteligente (HRI). O HRI buscará mobilizar os empreendedores e empresas/startups a propor aplicativos de melhoria de qualidade de vida, meio ambiente e criação de emprego renda para a comunidade da Rocinha, com base tanto nos conhecimentos transmitidos no curso quanto nos resultados do Diagnóstico Participativo. 

As empresas/startups e empreendedores vão disponibilizar aplicativos que serão apreciados por especialistas e/ou representantes do município e do Estado do Rio de Janeiro. Os selecionados usufruirão de tutorias para adequação dos aplicativos, serão concedidas bolsas dos MBAs do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


O projeto é uma iniciativa da coordenadora e da equipe multidisciplinar do LARES/IE/UFRJ (Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade) que implantam, há 19 anos, 3 pós-graduações que interagem com o tema deste Edital: MBA de Respon. Social e Terceiro Setor, de Economia e Gestão da Sustentabilidade e de Cidades Inteligentes. Este último, mais recente, conta com a parceria da ONU Habitat. Nossa expertise é associar a tecnologia digital às inovações sociais em comunidade de baixa renda. Demos início a este trabalho com a pesquisa em Economia Criativa na Mangueira, com apoio do CNPQ e agora estamos replicando esta metodologia no Vidigal. Na Rocinha, o projeto será viabilizado com o apoio do Coletivo Museu Sankofa Rocinha - Memória e História.

Topo