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Orientador: Analice Araújo
Turma: -
Ano: 2010

Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar e identificar as ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público interno das empresas, bem como a importância deste público na implementação desta nova cultura empresarial. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica fundamentada através do método exploratório com a intenção de entender a realidade relacionada ao tema da Responsabilidade Social Empresarial e seu mecanismo de gestão voltado ao público interno. Para coleta foram utilizados livros, revistas, trabalhos acadêmicos e instituições que trabalham com o tema. Para melhor compreender a dimensão interna da responsabilidade social empresarial foram utilizados os Indicadores Ethos para o público interno: relação com sindicatos; gestão participativa; relações com trabalhadores terceirizados; compromisso com o futuro das crianças; compromisso com o desenvolvimento infantil; valorização da diversidade; compromisso com a equidade racial; compromisso com a equidade de gênero; política de remuneração, benefícios e carreira; cuidados com saúde, segurança e condições de trabalho; compromisso com o desenvolvimento profissional e a empregabilidade; comportamento frente a demissões e preparação para aposentadoria. Como resultado pode-se perceber que o conceito de responsabilidade social ainda está em construção, entretanto há elementos fundamentais que acompanham o conceito como a Ética, Transparência e a Governança Corporativa. Os autores têm uma preocupação em mostrar a importância do público interno neste processo, assim como todas as normas e certificações têm indicadores voltados para público interno. As empresas estão reconhecendo a importância dos seus colaboradores e o RH tem um papel fundamental no desenvolvimento de ações de responsabilidade social voltada para o público interno da empresa.

Orientador: Ludmila Antunes
Turma: -
Ano: 2010

Resumo
Esse trabalho monográfico foi desenvolvido para pensarmos os possíveis efeitos do microcrédito no combate à pobreza. Por conseguinte, se buscou entender o incentivo durante o primeiro governo Lula ao programa de microcrédito. Para a realização deste trabalho, foi feio um apanhado bibliográfico, onde se buscou uma reflexão sobre o enfrentamento da questão social no Brasil, procurando entender as políticas sociais desenvolvidas de 2002 a 2006, em particular a política de microcrédito. Para isso a autora contextualiza a conjuntura que elas estão inseridas e faz uma reflexão acerca da questão do microcrédito apreendido a partir de agências multilaterais como instrumento eficaz de combate à pobreza tornando este um discurso hegemônico. O presente estudo procura fazer uma apresentação do texto “A nova Política Social no Brasil: Uma prática acima de qualquer suspeita teórica?” de Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna que dialoga com conceitos da teoria liberal e faz uma reflexão sobre as atuais formas de conceber no plano da reflexão acadêmica as políticas sociais no Brasil e no contexto internacional.

Orientador: Ana Lúcia Torres Seroa da Motta
Turma: -
Ano: 2013

Resumo
O design bioclimático tem como fundamento o projeto de construções que consigam equilibrar os ambientes externo e interno, proporcionando conforto para os usuários e o entorno, respeitando as características do clima local. O presente trabalho tem por objetivo estabelecer recomendações de elementos arquitetônicos para um projeto bioclimático aplicado no Rio de Janeiro, a partir da análise dos parâmetros climáticos da estação meteorológica localizada no bairro da Gamboa. As etapas do desenvolvimento do projeto contemplam o estudo das variáveis arquitetônicas e climáticas, a análise do clima do município estudado, o levantamento dos dados climáticos do local específico de estudo e a discussão dos resultados, com a demonstração de exemplos construtivos, ilustrando as recomendações. A inserção e análise dos dados climáticos são feitas a partir da metodologia proposta por Mahoney, que pré-estabelece um conjunto de tabelas, que por inferência, demonstram diferenciadas estratégias de projeto. O estudo contempla, como resultado, uma compilação de estratégias de projeto adequadas ao tipo de clima estudado, fornecendo instrumentos de auxílio para futuros projetos bioclimáticos.

Orientador: Cláudia Pfeiffer
Turma: -
Ano: 2011

Resumo
O presente estudo visou promover uma reflexão sobre a crescente realização de projetos como forma de trabalho no terceiro setor e as metodologias que poderiam contribuir para sua maior efetividade. Para isso, com base em pesquisa bibliográfica, foram apresentadas três metodologias: PMI e ZOPP – internacionalmente conhecidas e utilizadas, e SKOPOS, metodologia nascida recentemente que parece se adequar aos projetos sociais.

Orientador: Frederico Augusto Tavares Junior
Turma: -
Ano: 2014

Resumo
O Surf tem se desenvolvido e vem se tornando uma grande indústria de lazer com estimados 23 milhões de seguidores, ganhando um poder nas mídias no mundo a fora. Os seus praticantes, os surfistas, podem ser vistos como um segmento homogêneo caracterizado por todo um estilo de vida semelhante, independente de que parte do mundo venha, e principalmente por um interesse comum pela “busca das ondas”. Grande parte desses assíduos do mar viaja indiscriminadamente buscando essas ondas. Dentro desse mercado, além de todas as questões geográficas e naturais que interferem e compõem a Imagem dos Destinos Turísticos (TDI) do surf, os eventos de surf também interferem na região que são realizados. A pesquisa com natureza incipiente, vislumbrando incentivar pesquisas futuras, compreende a importância para as associações do segmento esportivo que visam a realização de campeonatos como forma de valorização do atleta e da região que o realiza. Ou ainda, como forma empreendedora impulsionante ao turismo. Nesse intuito, o trabalho utiliza como instrumento a coleta de dados na quarta etapa do ano de 2014 do campeonato mundial de surf (WCT) chamada Billabong Rio Pro realizada em maio do próprio ano, no Rio de Janeiro (Brasil) para que através da investigação do público presente possa-se reconhecer qual é a Imagem dos Destinos Turísticos de surf.

Palavras-chave: Estilo de vida, Comportamento, Turismo de Surf, Imagem dos Destinos Turísticos.

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